Redes Sociais Como Divulgador do Seu Negócio

Redes sociais

As empresas hoje em dia não pode ignorar as redes sociais em seu negócio. As redes sociais são plataformas de comunicação interativa que permitem ter contatos e mandar mensagens e fotos completamente de graça. Assim, as redes sociais são uma das formas mais fáceis de entrar em contato com o seu público-alvo. Mas, para isso é preciso antes de tudo, saber como usar as redes sociais de forma correta para evitar desperdício de tempo, de investimento e de correr o risco de gerar uma imagem negativa com suas ações.

As redes sociais como instrumento de comunicação

O fato é que não se pode ignorar as redes sociais como instrumento de comunicação em sua empresa os motivos são diversos: o custo é baixo para mantê-las ( a exemplo o facebook Ads) a interação é instantânea comparado aos métodos tradicionais, o valor cobrado em uma divulgação de televisão, jornal e revista é bem elevado, dependendo do alcance da mídia dificilmente irá ter a mesma repercussão que a Internet proporciona.

Para as grandes empresas, é recomendado que as redes sociais tenham um departamento para o gerenciamento das redes sociais. São necessários  profissionais qualificados das áreas de comunicação como jornalistas, publicitários e profissionais, que sabem usar as palavras a seu favor.

O ideal e que as  empresas busquem a contratação de um gerente de rede social, profissional especializado em utilizar tais mídias de forma positiva e angariar mais clientes com as redes sociais para o negócio.

Outras vantagens de se usar as redes sociais é que elas permitem uma resposta muito mais rápida pelo fato das pessoas estarem online o tempo todo, e também a interação entre o seu cliente e o seu negócio. Assim, facilita saber o que os seus clientes pensa sobre seu produtos ou serviços.

Lembrando que uma boato e mais fácil e menos oneroso de se retratar quando ele ainda e pequeno, é certo que um fato que ganha repercussão vai direto para o Facebook e o Twitter e recebe comentários de outros usuários que querem opinar sobre o tema e que esses comentário seja pra beneficiar e não para causar transtornos a sua marca. Logo, ignorar as redes sociais  não é uma opção para o dono de um negócio, seja ele de qual segmento for.

Algumas coisas que você precisa saber antes de  utilizar as redes sociais a favor do seu negócio

  • Não adianta entrar em todas as redes sociais, colocar as informações e logos da empresa e deixar por isso mesmo.
  • Utilize somente as redes sociais que você possa manter o serviço atualizado e que possa fazer a manutenção diária.
  • Crie perfis primeiro nas redes mais visitadas e com maiores números de usuários, entre elas, Facebook, instagram, G+ entre outras.
  • Todas oferecem serviço gratuito para cadastramento e uso.
  • Ao criar o perfil do seu negócio, seja o mais claro possível nas informações como o nome da empresa, endereço, telefone para contato e e-mail.
  • Saiba que as redes sociais será um canal de acesso para clientes ou novos clientes entrarem em contato, seja para elogios, reclamações, orçamentos ou mesmo para tentar comprar novos produtos. Por isso, fique atento e disponível.
  • Saiba que será preciso manter uma regularidade de acessos pelos motivos citados no parágrafo anterior.
  • Será preciso separar um período do seu dia para verificar as redes sociais e interagir com seus possíveis clientes.
  • Tenha ciência que as redes sociais tem um papel muito importante para sua empresa, aproveite as informações nelas contidas para pensar o seu negócio e conhecer as ações dos concorrentes.
  • Gerenciar as redes sociais em alguns empreendimentos pode    demorar mais de uma hora por dia mas, em pequenas empresas não vai te custar meia hora.
  • Sempre procure fazer buscas com o nome da sua empresa e de seus concorrentes mais fortes, ao menos uma vez ao dia.
  • Caso não possa fazer este serviço, contrate uma pessoa que o possa fazer e cobre relatórios escritos para  poder analisar resultados e criar estratégias de como investir em serviços, melhorá-los e partir para novos segmentos.

Como utilizar as redes sociais para divulgar serviços e produtos

As redes sociais possuem grandes vantagens para os empresários e uma delas, é que são veículos de comunicação de longo alcance e de maneira grátis, podendo ser usada de maneira paga através de ferramentas como o facebook Ads.

Use sua pagina para divulgar novidades, lançamentos e até vagas de empregos. Sempre que lançar um novo produto ou começar a prestar um novo serviço, poste ao menos uma vez ao dia um pequeno texto e uma imagem.

Seja cuidadoso com o que você posta uma mídia negativa irá correr mais rápido quanto uma positiva, por isso divulgue  material de qualidade. Leiam os textos atentamente antes de serem postados para evitar erros de português e nada de fotos amadoras, contrate designers gráficos qualificados para criar seus anúncios exclusivos para web.

O mais importante é não menosprezar as redes sociais como veiculo de comunicação. Crie material de qualidade especifico para o seu ramo de atuação.

Também é importantíssimo não ignorar as redes sociais como canal de comunicação, tal qual como telefones e emails respondendo ao maior número de mensagens possíveis.

Críticas negativas, não devem ser respondidas por texto, mas faça uma nota de esclarecimento de modo geral retratando o assunto de forma a levar seus seguidores saber que o problema já esta sendo resolvido.

A ignorância quanto às informações contidas em redes de relacionamentos são os motivos pelos quais algumas empresas são mal faladas em sites de relacionamento e são tidas como mas pessoas no meio virtual, chegando ao nível de serem completamente ignoradas.

Por isso, pense sobre o assunto e use as redes sociais na divulgação da sua empresa!

 

O que a Brain Storm faz pra você

 

  • Briefing estratégico
  • Produção de conteúdo
  • Publicações
  • Anúncios
  • Engajamento com os internautas
  • Monitoramento
  • Relatório de performance

 

O que você ganha

 

  • Maior visibilidade: mídias sociais são canais com alto grau de engajamento e viralização
  • Fidelização de clientes: o tempo médio de visita às redes no Brasil é de 10 horas por mês, um dos maiores do mundo
  • Ser sempre lembrado: internauta prefere consumir conteúdo de uma marca nas redes do que ver seu comercial na TV
  • Lucratividade: 6 em cada 10 internautas no Brasil pesquisam nas redes antes de comprar

 

Diferenciais Brain Storm

 

  • Planejamento Estratégico junto ao cliente em todas as etapas antes de qualquer ação.
  • Atendimento personalizado
  • Rigor nos prazos

Bom já que entendeu a importância das redes sociais para o seu negócio entre em contato conosco teremos o maior prazer em ajudar  a sua empresa destacar-se nas redes sociais.

Clique no botão a baixo e dê o primeiro passo para ter sua marca reconhecida

Sobre o Autor
Luís Cláudio Consultor em Marketing Digital Um profundo amante do mundo do marketing digital que estuda constantemente visando adquirir novos conhecimentos para ajudar outros empreendedores a alcançarem novos patamares.
Redes Sociais Como Divulgador do Seu Negócio
5 (100%) 5 votes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *