Inbound Marketing

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é um método de marketing para negócios que foca na criação de conteúdos específicos e de qualidade, visando trazer clientes para o seu produto ou serviço,  de forma natural e não evasiva.

Pilares do inbound marketing

O processo de inbound marketing atua em quatro pilares (atrair, converter, fechar, encantar) que atua desde a captação de clientes até o pós venda gerando relacionamento e engajamento entre a marca e o cliente.

Cada etapa do processo de inbound marketing trabalha com ferramentas on line e técnicas que atuam de maneira eficaz em cada objetivo estabelecido na ação, levando em consideração que o inbound marketing pode ser utilizado em varias situações não só em ações de vendas.

Etapas do Processo de Inbound Marketing

Vamos conhecer cada etapa do processo inbound marketing e suas e suas individualidades:

Atrair

Quando as empresas buscam um profissional para criar seu website nem imaginam o poder que ele tem, e na maioria da vezes utilizam desta ferramenta tão poderosa simplesmente para constar. No inbound marketing a criação de um site/blog é algo de suma importância, pois ele esta entre as principais ferramentas de atração, uma das principais portas de entrada para os seus visitantes.

A primeira etapa do Inbound Marketing é “atrair” pois, ao invés de investir tempo e dinheiro em procurar pessoas que possivelmente se interessa  no que sua empresa oferece, sua empresa passará investir em ações que atraiam  muitas pessoas que por espontânea vontade realmente se interessa no que esta oferecendo. O resultado disso é um público muito mais selecionado e propenso a realmente consumir o que esta oferecendo. A principal característica desta etapa é atrair visitantes através blogs, seo, links patrocinados, redes sociais visando trasforma-los em leads, um assunto que vamos abordar na próxima etapa.

Converter

A segunda etapa complementa a segunda pois trabalharemos para que nossos visitantes virem leads (possíveis clientes) para assim leva-los a fazer o que precisamos que esse visitante faça. No nosso meio chamamos essa ação de conversão ou seja, estamos nos referindo à ação do usuário preencher um formulário de contato, participar de uma pesquisa ou até mesmo um contato direto,  em troca de uma recompensa ou beneficio.

Como sempre digo em nossos artigos ter um site que não gera vendas ou um resultado satisfatório não serve para muita coisa  seu site/blog precisa dar resultados para valer o investimento que foi feito e o inbound marketing tem poder para isso. Existem diversas formas e elementos que nos ajuda a converte visitantes em leads, tais como criação de landing pages, formulários, contatos e call-to-action, criação de vídeos cada um deles podem ser usado para objetivos diferentes.

Fechar /relacionar

Sabemos  que dependendo do que esta oferecendo fechar uma venda é e sempre será um desafio e segundo a pirâmide de Chet Holmes, apenas 3% do seu mercado em potencial está na etapa de decisão de compra.

Isso quer dizer que dentro de uma base de contatos (leads), podemos considerar que apenas essa parcela esta apta a adquirir seu produto ou serviço. É nesse momento que essa etapa do inbound marketing deve focar em manter um relacionamento com seus leads, a partir da produção de conteúdos focado em ajuda-los a resolver seu problemas,  sempre usando como solução produtos ou serviços que você oferece.

Devemos considerar que esse conteúdo relevante também pode atrair novos leads a partir de uma necessidade que outras pessoas possuem.

Por isso o inbound marketing e bem mais do que a junção de técnicas e ferramentas, e sim uma maquina de oportunidade de negócios onde o coração é a produção de conteúdo, pois a qualquer momento você pode atrair, converter, fechar/relacionar e  encantar por meio de uma única postagem do seu site/blog.

Algumas das ações e ferramentas usadas nesta etapa são: email marketing, nutrição de leads, atendimento offline, automação de marketing e crm sempre levando em consideração a estratégia estabelecida.

Encantar

Agora com esse breve resumo sobre inbound marketing cremos que você já entendeu o que esse processo poderá fazer pelo seu negocio e que a premissa do inbound marketing é a produção de conteúdo relevante.

Mas isso não para por aqui,  a etapa do encartamento é de suma importância, pois quem nunca perdeu um cliente por falta de atenção e manutenção do mesmo, e também não é só porque você já conquistou um cliente que não precisa mais de cuidados, muitos perdem clientes por isso e a um dito que é mais barato manter seus clientes do que conseguir novos.

É preciso cativar mantê-los sempre satisfeitos e felizes pois através do encantamento sempre virá a indicação de novos leads e assim você perpetuará esse ciclo virtuoso e recebendo grandes benefícios.

Conclusão

Poderia falar muito mais sobre o inbound marketing e o quanto ele pode ajudar seu negócio ir para o próximo nível, mas o intuito deste post não é falar tudo sobre o tema (até porque seria muito difícil), mas trazer a luz do quanto uma campanha de inbound marketing pode tornar conhecida sua marca ou produto e consecutivamente aumentar os lucros dos seu negócio. Sabemos também que ao ler esse post concordou com muito do que foi falado e deve estar pensando ” Como posso aplicar o inbound marketing em meu negócio” e nós te respondemos entre contato conosco agende uma apresentação teremos o maior prazer em ajuda-lo, podemos colocar a sua disposição todo nosso conhecimento e expertise . Clique no botão abaixo e entre em contato conosco.

Sobre o Autor
Luís Cláudio Consultor em Marketing Digital Um profundo amante do mundo do marketing digital que estuda constantemente visando adquirir novos conhecimentos para ajudar outros empreendedores a alcançarem novos patamares.
Inbound Marketing
5 (100%) 4 votes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *