Criatividade

Mas o que é criatividade?

A palavra criatividade  no latim significa a capacidade de criar , produzir ou inventar coisas novas, ou  como muitos dizem por ai ” a arte de pensar fora da caixa”.

Em um mundo em que se costuma sempre ver mais do mesmo, a criatividade torna-se indispensável para os negócios, pois quem der as melhores soluções  de maneira acessível serão os que permanecerão.

Como desenvolver a criatividade

Ser criativo ou não é algo que independe de você ter ou não ter, pois criatividade é como qualquer outra coisa na vida que pode ser aprendido ou desenvolvido e nesse tópico queremos citar alguns passos para se tornar criativo.

1-Pare de murmurar

Pessoas que reclamam de tudo não sabe o veneno que estão ingerindo, pois ela não só mata sua criatividade como também faz um mal terrível para o ser humano como um todo, poderíamos citar uma lista enorme dos males que nos sobrevêm quando somos murmuradores, mas não vamos aprofundar neste assunto, a questão aqui é a seguinte: pegue seus problemas, leve-os para o laboratório da criatividade e aplique toda a sua energia, conhecimento e intelecto na criação de uma solução e pare ficar de braços cruzados culpando tudo e todos pelas coisas ruins que acontecem.

2- Curiosidade

Pessoas curiosas tendem a ver coisas que muitos não enxergam, é como um ditado diz: é nos detalhes que mora o sucesso. Seja curioso e queira saber de coisas incomuns, nosso amigo Google é um grande aliado da criatividade pois através dele podemos aprender muitas coisas da nossa área e de outras, sempre dizemos que o Google é o pai dos curiosos.

3- Volte a ser criança

Não é por acaso que os adultos crianças tem uma veia criativa maior que os demais, pois eles conseguiram manter sobre controle os filtros sociais que dizem que precisamos ser maduros e críticos o tempo todo. Não que estejamos defendendo a imaturidade, mas quando estamos em um processo criativo viver no Fantastico Mundo de Bob vai fazer um bem enorme a nossa criatividade.

4-Pare de dizer não consigo

Toda vez que nos é apresentado um problema novo na maioria das vezes a primeira coisa que dizemos é não consigo resolver , não posso , não dou conta e por ai vai. Essa palavra “NÃO” trava o processo de criatividade para resolver o problema pois quando dizemos não o nosso cérebro para de buscar em seu vasto banco de dados alguma informação que pode te ajudar a resolve-lô, sempre que um problema aparecer diga: Como posso resolver esse problema? assim a sua mente começa a vasculhar seu cérebro em busca de soluções, e quando não encontra ele fica em alerta buscando essa solução em um livro que esta lendo, programa de tv ou  em um bate papo com amigos por exemplo. Talvez isso já tenha acontecido com você e de repente do nada em uma bate papo qualquer surge uma brilhante ideia que resolve seu problema.

5- Leia bons livros, veja filmes, socialize

Como mencionei no tópico anterior sempre que dizemos como posso resolver esse problema nosso cérebro recorre ao nosso banco de dados, mas se nosso banco de dados tiver pouca informação nossa capacidade criativa fica muito limitada, então nosso conselho é leia o máximo que puder, leia livros da sua área e de outras áreas, pois uma das premissas da criatividade é mesclar vários dados na criação de algo novo, muitas vezes a luz na sua cabeça virá quando estiver assistindo um programada de tv que você nem gosta muito ou de uma conversa com alguém que você acha que não tem a menor condição de acrescentar algo na sua vida. Veja o vídeo abaixo e veja como funciona o processo de criação.

Como funciona o processo criativo

O processo criativo acontece em dois momentos distintos, a primeira é a fase germinativa que é quando as ideias são geradas e manipuladas, é importante que nesta primeira fase nenhum pensamento lógico interfira, deixe seu pensamento buscar na sua mente tudo o que ele quiser por mais improvável que seja, não deixe o “se” roubar esse momento surreal da criatividade, pois isso é criatividade, a junção de duas ou mais ideias para a criação de uma nova.

A segunda fase é chamada de concreta ou prática que é quando a ideias  são avaliadas e executadas, nesse momento é importante que seu raciocínio lógico e critico participe para que você possa ponderar tudo e ver qual é melhor forma de executar sua nova ideia.

Esse processo é continuo, não dá para determinar quando e onde acontece pois uma boa ideia não se cria da noite para o dia, as pessoas que são criativas conseguem intercalar entre os momentos de viajar na maionese e serem bem seletivos na hora de coletar aquilo que contribui para sua grande ideia.

Conclusão

O tema criatividade definitivamente é um tema que nunca se esgotará pois quando envolve nosso sistema neural sempre haverá novas descobertas. Nosso intuito aqui foi simplesmente elucidar alguns pontos deste vasto tema, esperamos que este texto possa ter acrescido algo a sua vida e caso isso tenha acontecido, se você acha que poderá beneficiar outras pessoas, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais. Caso também queira  criticar ou acrescentar algo utilize nossos comentários para tal.

Sobre o Autor
Luís Cláudio Consultor em Marketing Digital Um profundo amante do mundo do marketing digital que estuda constantemente visando adquirir novos conhecimentos para ajudar outros empreendedores a alcançarem novos patamares.
Criatividade
5 (100%) 3 votes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *